Members

Marlos Nobre

Brasil (1939)
Corporate Member

Marlos Nobre 70 años / 50 de música - I

Saturday January, 10 2009 - 4:57 pm
Programación de las comemoraciones 70 anos Marlos Nobre - notícia atualizada en 27 abril 2009.

Marlos Nobre - 70 años, 50 de músicaProgramação 2009 : 70 anos/50 de criação musical de Marlos Nobre ( novas informações – III : atualizadas em 27/04/2009)

JANEIRO :

Em 29 dezembro/2008 o site movimento.com é o primeiro órgão de divulgação no Brasil a lançar as comemorações publicando a matéria de Antônio Rodrigues sob o título “Marlos Nobre comemora 70 anos de vida e 50 de música – Estaremos entrando em comemorações dos 70 anos e meio século de música do grande compositor Marlos Nobre em 2009. A primeira manifestação é a emissão de 2 sêlos comemorativos”.
E em 10 de janeiro, o mesmo site movimento.com publica em “Destaque” outra notícia do mesmo jornalista destacando já o êxito da programação crescente das comemorações : “Não param de chegar novas comemorações dos 70 anos de Marlos”,.

Concerto do violonista argentino Carlos Santi, apresentando as obras “RELEMBRANDO”, “MOMENTOS I”, MOMENTOS III” e “PRÓLOGO E TOCCATA” para violão de Marlos
Nobre, no dia 23 de Janeiro,no Festival Latinoamericano de Música da Universidade de La
Serena, Chile.

Em 18 de janeiro, o JORNAL DO BRASIL publica no Caderno B, folha B16, uma reportagem de página inteira intitulada “Sete décadas de partituras inquietas : aos 70 anos o maestro Marlos Nobre comemora nas salas de concerto e também no Youtube”, com foto de meia página com o compositor e chamada na primeira página do Jornal.

Em 25 de janeiro, na seção Harmonia, 2º Caderno do Jornal do Brasil, o crítico musical
Rodolfo Valverde publica com destaque a noticia “MARLOS NOBRE E VILLA” anunciando as comemorações em 2009 dos 70 anos de vida de Marlos e 50 anos de morte de Villa.

A edição de Janeiro/Fevereiro da Revista CONCERTO, São Paulo, publica uma entrevista de duas páginas com Marlos Nobre em comemoração à trajetória do compositor em 50 anos de criação musical ininterrupta.

 

FEVEREIRO:

Lançamento digital,em 15 de fevereiro, da gravação SIGCD166 da obra YANOMAMI para Coro misto, tenor e violão de Marlos Nobre, pelo selo SIGNUM Classics, Inglaterra (United Kingdom), com o Coro Cervantes de Londres, o violonista Fábio Zanón , regente Carlos Fernandez Aransay.

- A revista CONTINENTE, Ano IX, nº 98, Fevereiro/2009, publica a entrevista de 4 páginas, a cores, com o título “Conversa, Marlos Nobre: compositor pernambucano chega aos 70 anos empenhado em tornar sua obra mais acessível no Brasil”.

- 02 -

- Em 1º de Fevereiro, o Jornal do Commercio de Pernambuco, publica em página inteira a matéria do jornalista Paulo Sérgio Scarpa “MARLOS E UMA NOBRE CARREIRA DE 50 ANOS” destacando as principais comemorações dos 70 anos do compositor no Brasil e em todo o mundo.

- Em 04 de Fevereiro a Revista Carta Capital publica,com grande destaque, em página inteira, na seção RETRATOS CAPITAIS que destaca as grandes personalidades do ano, a foto do compositor com a legenda: “MARLOS NOBRE: Mestre erudito, o compositor recifense faz 70 anos”.

- Evento comemorativo dos 70 anos de Marlos Nobre, da Superintendência de Rádio da EBC e Rádio MEC FM em 18 de fevereiro no Auditório da Radio MEC, com recital da
pianista Ingrid Barancoski, apresentando TOCATINA,PONTEIO E FINAL; HOMENAGEM A RUBINSTEIN; SONATA PARA PIANO (sobre um tema de Bartok).

- Na semana de 15 a 18 de fevereiro a Radio MEC FM transmitiu programas diários de
5 minutos, com fatos da vida e obra de Marlos Nobre, com trechos de suas música.

- No programa “Os Compositores”, da Rádio MEC FM, do dia 15 de fevereiro das 20 às 22 horas o repertório foi inteiramente dedicado às obras de Marlos Nobre.

 

MARÇO:

Estréia mundial da obra “MANDALA” para violino, clarinete e piano,obra encomendada pela Universidade de Michigan, USA e terminada em 2008, 10 de março, Hall of the Américas, Washington D.C., pelo Trio Verdeher a quem a obra é dedicada.

No dia 14 de março, às 22 horas, o programa “Música sem Fronteiras” da Radio USP,
produção de Ronaldo Miranda, é inteiramente dedicado a “Marlos Nobre – obras do
compositor pernambucano em homenagem ao seu 70º aniversário”, transmitindo as obras UKRINMAKRINKRIN, SONANCIAS III, CONVERGENCIAS,VARIAÇÕES OP.7, HOMENAGEM A RUBINSTEIN e SONATA SOBRE UM TEMA DE BARTOK.

No dia 15 de março a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro
Abel Rocha apresenta o concerto inaugural de sua temporada 2009, na Sala São Paulo, em homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre, interpretando a obra “CHACONA AMAZÔNICA” do compositor, obra encomendada e dedicada ao conjunto.

Em 24 de março, às 12:30, o violonista Pedro Pinaud toca a peça “REMEMÓRIAS”
( 1.Embolada 2.Cantilena 3. Caboclinhos) para violão de Marlos Nobre, no auditório do
Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, na série Música no Museu.

- 03 -

No mesmo dia 24 de Março, o pianista Pablo Gusmão, defendeu sua tese de Doutorado na University of North Carolina, Greensboro, U.S.A., intitulada: “A SYNTHESIS OF MODERN AND BRAZILIAN ELEMENTS: AN INVESTIGATION OF “VARIANTES
E TOCCATA” OPUS 15a BY MARLOS NOBRE”, a qual foi aprovada por unanimidade
e será publicada pela própria Universidade de Carolina do Norte, Estados Unidos.

Em 27 de março, às 20 horas, no Center for the Arts, Keller Hall, College of Fine Arts
da University of New México, Estados Unidos, Rafael Videira (viola) e Tzufeng Liu
(piano) apresentaram em homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre sua obra DESAFIO I
PARA VIOLA E PIANO, Opus 31 nº 1 como recital da obtenção do título Master of
Music pelo violista Rafael Videira.

Em comemoração aos 70 anos de Marlos Nobre a Universidade de Wyoming nos Estados
Unidos apresentou no Fine Arts Building, Concert Hall, em 28 de março de 2009, às 19:30
a obra SONANCIAS III para dois pianos e dois percussionistas, pelo DUO SONORA, inte-
grado pelas pianistas Rúbia Santos e Theresa Bogard, e os percussionistas Kirk Stonecipher
e Jesse Lee.

No mesmo dia 28 de março o violonista argentino Carlos Santi, tocou as obras “RELEMBRANDO”, “MOMENTOS I”, “MOMENTOS III” e “PRÓLOGO DE TOCCATA” na Jornadas de Música Contemporânea da UNC em Mendoza, Argentina,homenagem aos 70 anos do compositor.

Em 29 de março é lançado no mercado internacional o CD SIGCD166 “Yanomami” pela Signum Classics, “world premiere recording” em CD da obra YANOMAMI para coro, tenor e violão de Marlos Nobre, com o Coro Cervantes, Fabio Zanon (violão), Julian Stocker (tenor), direção de Carlos Fernandez Aransay, distribuição internacional da SIGNUM Classics.

Em 30 de março o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO publica à página D10 Caderno 2
Uma extensa matéria de página inteira “Nas malhas da Internet, aos 70 anos – O compositor Marlos Nobre surpreende fãs e discípulos ao aderir à rede e ao Youtube”.

 

ABRIL:

Nos dias 1, 2 e 4 de abril, é realizado o Festival AWAKEN SHIFT – An Evening of
Dance and Jazz Music, patrocinado pelo UW Theater and Dance and the Department of
Music Partneship, da University de Wyoming, Estados Unidos, no Arts and Sciences
Auditorium, com um espetáculo de ballet “SONANCIAS” da coreógrafa norte-americana

- 04 -

Marsha Knigh sobre a obra SONANCIAS III para dois pianos e dois percussionistas de Marlos Nobre, com os pianistas Rúbia Santos e Theresa Bogard, e os percussionistas Kirk Stonecipher e Jesse Lee, em homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre.

- Concerto da pianista Ingrid Barancoski na Série “Música no Museu”, no Museu de Arte
Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, dia 05 de abril, às 11:30, programa Homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre apresentando as obras CICLO NORDESTINO Nº 3, HOMENA-
GEM A ARTHUR RUBINSTEIN E SONATA SOBRE TEMA DE BARTOK

Em 14 de abril Marlos Nobre toca seu “DIVERTIMENTO” e “CONCERTO BREVE para Piano e Orquestra, como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, a convite do Maestro Ira Levin que regerá o concerto.

Em 9 de abril, a pianista Jocely Bark apresentará como solista o CONCERTANTE DO IMAGINÁRIO para piano e Orquestra de Marlos Nobre, com a Orquestra de Câmara de Florianópolis.

-Em 16 de abril na série “From Studio to Stage” da University of Southern Califórnia, Los Angeles, USA, o contrabaixista Waldir Bertipaglia (Londrina/USA) e o pianista Marcelo Cesena (São Paulo/USA) apresentam em 1ª. Audição mundial o POEMA IV para contra-
baixo e piano de Marlos Nobre.

- No mesmo dia 16 de abril a Orquestra Sinfônica de Sergipe, regida por Santiago Aldana,
apresenta a obra “CONVERGENCIAS para Orquestra” de Marlos Nobre, na Catedral Metropolitana de Aracaju, Sergipe.


- Música no Museu, a maior série de concertos de música clássica no Brasil e que vem atingindo a marca inédita de mais de 500 concertos anuais, dedica o mês de Abril 2009 às comemorações dos 70 anos e 50 de criação musical de Marlos Nobre, com apresentações diárias do grande compositor brasileiro, mantendo assim sua linha de homenagear as grandes datas da música clássica, tendo dedicado o Ano 2009 à Villa-Lobos como o fez em 2006 para os 250 anos de Mozart.

- Concerto da pianista Ingrid Barancoski na Série “Música no Museu”, no Museu de Arte
Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, dia 05 de abril, às 11:30, programa Homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre apresentando as obras CICLO NORDESTINO Nº 3, HOMENA-
GEM A ARTHUR RUBINSTEIN E SONATA SOBRE TEMA DE BARTOK.

-No dia 22 de abril, no Auditório Lorenzo Fernandez do Conservatório Brasileiro de
Música, Rio de Janeiro, o duo formado por Daniel Sanches (piano) e Fábio Coelho (vio-
Loncelo) apresenta na série “Música no Consevatório” o POEMA III para VIOLONCELO
E PIANO de Marlos Nobre.

- 05 -

- No dia 25 de abril, sábado, o duo de piano e violoncelo formado por Maria Luiza Corker e Bernardo Katz, apresentam “Homenagem aos 70 de Marlos Nobre” na série MÚSICA NO
MUSEU, no Palácio São Clemente, Rio de Janeiro, às 18 hs, apresentando o DESAFIO II e TRES CANTOS DE IEMANJÁ, este último em 1ª. audição mundial.


- No dia 26 de abril, na Série “ Música no Museu” e na seqüência da “Homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre”, o flautista Victor Somma toca a peça SOLO I para flauta solo do compositor, no Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro.

- No dia 28 de abril o barítono Luiz Kleber Queiroz e a pianista Maria Aída Barroso, apresentam CICLO BEIRAMAR para barítono e piano, na série “Homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre” do projeto MUSICA NO MUSEU, no Museu do Exército, Forte de Copacabana, às 18 horas, Rio de Janeiro.

- No dia 30 de abril, “Concerto ao Meio-Dia” no Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran
Barbosa, com o conjunto “Durum Percussão Brasil” apresenta “VARIAÇÕES RÍTMICAS para Piano e Percussão Típica Brasileira” de Marlos Nobre tendo como pianista Mariane
Claro e os integrantes do grupo Durum Percussão Brasil.



MAIO :

O Vº Festival VIRTUOSI Brasil celebrará Marlos Nobre em 3 concertos no Teatro de Santa Isabel de Recife, nos dia 28,29 e 30 de maio, dedicados às suas obras pianisticas, camerísticas e para orquestra de cordas, destacando o próprio compositor como regente e pianista.
Palestras e uma exposição de seus 50 anos de carreira como compositor completarão o evento.


- O primeiro concerto, no dia 28 de maio às 21 horas, será dedicado às obras pianísticas com o pianista Bernardo Scarambone que interpretará as obras NAZARETHIANA, 1º CICLO NORDESTINO, 4º CICLO NORDESTINO, HOMENAGEM A RUBINSTEIN,
SONATA BREVE, TANGO, SONATINA e FREVO Nº 2.

O segundo concerto, no dia 29 de maio, será dedicado às obras vocais e de câmara de Marlos Nobre. A 1ª. parte com o soprano Ângela Barra Jardim e o pianista Ricardo
Ballestero, com as obras TRÊS TROVAS, TRÊS CANÇÕES DE BEIRAMAR, TRÊS CANÇÕES NEGRAS, DENGUES DA MULATA DESINTERESSADA, POEMA V e MODINHA. A 2ª. Parte, obras camerísticas incluindo CANTORIA I para cello solo,
PARTITA LATINA para cello e piano, TRIO PARA PIANO, VIOLINO E VIOLA, com os intérpretes Cláudio Jaffé (violoncelo), Ricardo Ballestero (piano), Betina Stegmann (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Bernardo Scarambone (piano).
- 06 -

O 3º concerto, em 30 de maio, inclui as obras O CANTO MULTIPLICADO para soprano e cordas (Ângela Barra Jardim), POEMA IIIa para violoncelo e cordas (Cláudio Jaffé, violoncelo), CONCERTINO para Piano e Cordas e CONCERTANTE DO IMAGINÁRIO para piano e Cordas (solista: Marlos Nobre, piano) com a Orquestra do Festival Virtuosi sob a direção de Marlos Nobre e Rafael Garcia

- A Assembléia Legislativa de Pernambuco fará no dia 28 de Maio uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de Marlos Nobre

 

JUNHO:

O Festival “Oferenda Musical – Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo
dirigido pelo Maestro Alex Klein a realizar-se entre 19 e 27 de junho 2009, apresentará em
1ª. Audição mundial no Brasil, no dia 25 de junho uma das obras mais importantes e recen-
tes de Marlos Nobre, em homenagem aos seus 70 anos. Trata-se da obra AMAZÔNIA IGNOTA para barítono, 4 flautas, piano e percussão, escrita em 2003 e estreada em Berlin
no mesmo ano, pelo Ensemble de Bremen e o barítono Renato Mismetti e o pianista Maxi-
miliano de Brito. Marlos Nobre é o convidado também do “Prelúdio” durante o Festival,
em conversa com os participantes e público do Festival, comentando sua obra.


De 30 junho a 7 Julho, 2009 International Conference of the College Music Society, in Zagreb, Split, Dubrovnik and Croatia: apresentação da conferência da Sra. Ilka Vasconcelles de Sous sobre “Marlos Nobre and Serialism: the Composer´s Personal Approach through selective Orchestral Works”.

- Marlos Nobre, fará em 15 de junho, a conferência intitulada “A importância da obra de Villa-Lobos para as novas gerações da música brasileira” na cerimônia oficial de abertura
dos seminários dedicados ao compositor no qual participará como convidado de honra da Fundação Cultural Hispano-Brasileira de Madrid, em homenagem aos seus 70 anos e 50 de criação musical.

JULHO:

No Instituto Superior de Arte de La Habana, Cuba, a Profa. Maristella Cavini defenderá sua tese de Doutorado baseado na obra pianistica de Marlos Nobre, sob o título:
“La Inmanencia de la Sonoridad de los conjuntos instrumentales Nordestinos em las Danzas de los Cuatro “Ciclos Nordestinos” para Piano de Marlos Nobre”,julho 2009.

- 07 -

- Na Casa da Música do Porto, Portugal, o Grupo de Percussão ICTUS fará em 05 de julho a estréia mundial da obra “RE-BOSSANDO” (Homenagem à Bossa-Nova) para 5
percussionistas, de Marlos Nobre, especialmente encomendada pela Casa da Música do Porto.

- Em 07 de julho, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dirigida pelo maestro Claudio
Ribeiro, apresentará no Teatro Palácio das Artes de Belo Horizonte, a obra MUSICAMERA de Marlos Nobre, em comemoração as 70 anos do compositor.

- Nos dia 14 a 16 de julho, Marlos Nobre é convidado da 29ª. Edição do Festival de Músi-
ca de Londrina o “Festival de todas as músicas”, durante o qual será realizado o 4º Concur-
so Jovens Cameristas com um Prêmio Especial Marlos Nobre. Na oportunidade será reali-

zado um “Encontro com Marlos Nobre” onde o compositor falará sobre suas obras e tocará ao piano algumas delas, em ambiente de “master-classes” com os alunos de prestigioso Festival.

 

AGOSTO:

No VI Concurso Internacional de Violoncelo Carlos Prieto, em Morelia, México, o “DESAFIO II para Violoncelo e Piano” de Marlos Nobre é a peça de confronto do Concurso Internacional a realizar-se de 24 a 29 de agosto.


-No dia 15 de agosto, na Sala Carlos Chávez a Universidad Autônoma de México, será realizado um concerto – homenagem a Marlos Nobre 70 anos/50 de música, pelo duo
Carlos Prieto (violoncelo ) e Edson Quintana (piano), com a seguinte programação:

- “Semblanza de Marlos Nobre” por Carlos Prieto
SONATA BREVE, opus 24 para piano por Edson Quintana (dedicada a Paloma O´Shea)
POEMA III Opus 94 nº 3 para violoncelo e piano
PARTITA LATINA Opus 92 para violoncelo e piano (dedicada a Carlos Prieto)
CANTORIA II para violoncelo solo (dedicada a Carlos Prieto
DESAFIO II opus 31 º 2 para violoncelo e piano (dedicado a Aldo Parisot)
OBRA NOVA para VIOLONCELO E PIANO especialmente escrita para o concerto por Marlos Nobre, por encomenda de Carlos Prieto e a ele dedicada.

- 08 -

SETEMBRO:

Leipzig, Alemanha, Festival “Com Guitarra...aus Lateinamerika und Spanien”, de 1 a 5 de setembro, terá Marlos Nobre como convidado de honra, com a estréia mundial de sua nova obra “OPUS LATEINAMERIKA” para flauta e guitarra, especialmente encomendada para o Festival em Leipzig.

. Neste mesmo Festival Internacional será apresentado também o CONCERTANTE DO IMAGINÁRIO para Piano e Orquestra de Cordas de Marlos Nobre, pela pianista alemã
Anna-Maria Maak, como solista da Orquestra de Câmara do Festival de Leipzig, em 05 de
setembro.

- A pianista e musicóloga Cynthia Irion fará uma conferência sobre a música de Marlos Nobre intitulada “The Brazilian Music I Miss” nos Estados Unidos, no Congresso “Between the Cracks: a Fórum for Music, Science, Arts and Ideas”, em Corvallis-Oregon.

 

OUTUBRO:

VIº Festival Internacional de Música Contemporânea de Valparaíso, Chile, de 13 a 18 de outubro:concerto de música de câmara em homenagem aos 70 anos e 50 de carreira de
Marlos Nobre, incluindo as obras “UKRINMAKRINKRIN” para soprano, sopros e piano, “QUARTETO DE CORDAS Nº 1”, “YANOMANI” para tenor, coro e violão.

NOVEMBRO:

Nos dias 12/13/14 na Sala São Paulo, será realizada a estréia mundial do “CONCERTO PARA PERCUSSÃO E ORQUESTRA Nº 2” de Marlos Nobre, com a mundialmente renomada percussionista inglesa Evelyn Glennie como solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) sob a regência do Maestro Dante Anzolini.

No dia 07 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira,dirigida pelo maestro Roberto Minczuk, apresentará a obra IN MEMORIAM de Marlos Nobre, na série “Ametista”, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 23 de novembro a SGAE (Sociedad General de Autores de España) realiza um concerto comemorativo dos 70 anos e 50 anos de música de Marlos Nobre no Auditório
do Centro de Documentación de Música Contemporânea de Madrid, com obras para canto
e piano (TRÊS CANÇÕES DE BEIRAMAR, TRÊS CANÇÕES NEGRAS, DENGUES
DA MULATA DESINTERESSADA, CANTO A GARCIA LORCA) a cargo da destacada
Soprano espanhola Célia Alcedo e do pianista Kennedy Moretti, e para piano solo (SONA-
TA BREVE, TANGO, SONATA SOBRE TEMA DE BARTOK), com o pianista Kennedy
Moretti, com a presença do compositor como convidado de honra.

- 09 -

Em 27 de novembro Marlos Nobre será compositor visitante da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, onde dará master-classes de composição aos alunos de pós-graduação e doutorado desta prestigiosa universidade norte-americana. Na ocasião será realizado um concerto com obras de câmara do compositor brasileiro, em homenagem aos
Seus 70 anos e meio século de criação musical.

 

DEZEMBRO:

Em 03 de dezembro, o Ensemble de Violoncelos da Espanha, sob a direção de Elias Ariz-
Cúren, apresenta um programa inteiramente dedicado às obras para conjunto de violoncelos
de Marlos Nobre: TRES CANÇÕES DE BEIRAMAR, 3 CANÇÕES NEGRAS, CANTO
A GARCIA LORCA (todas para soprano e octeto de violoncelos) com a estupenda mezzo-soprano espanhola Elena Gragera, finalizando o programa com o DESAFIO XXXII para Octeto de Violoncelos, no Auditório Nacional de Madrid com a presença do compositor como convidado de honra.

O XIIº Festival Internacional de Música de Câmara VIRTUOSI, Recife, Pernambuco, a ser realizado de 14 a 20 de dezembro, dedicará um concerto especial a Marlos Nobre, com apresentação no Teatro Santa Isabel de importantes obras camerísticas, com a “PARTITA
LATINA para violoncelo e piano” e outras obras, destacando-se a 1ª. Audição mundial do “TRIO para viola, violoncelo e piano” com o Trio Altino (Rafael Altino, Leonardo Altino e
Ana Lúcia Altino) e em 1ª. Audição na América Latina, a nova obra “OPUS LATEINAMERIKA” para 4 flautas, violão, piano e percussão.